Nota em solidariedade à Deputada Estadual Olivia Santana
- Coletiva Mahin
- 13 de jan.
- 1 min de leitura
Nós, da Coletiva Mahin - Organização de Mulheres Negras, nos solidarizamos com a Deputada Estadual Olivia Santana sua equipe que, no último dia 1° de maio, sofreu uma abordagem policial violenta, truculenta e irresponsável ocorrida no Vale das Pedrinhas, quando policiais militares da Bahia fizeram abordagem ao veículo em que a deputada estava com armas em riste.
Não se trata de “um caso isolado”, como geralmente a corporação define casos como estes que ganham visibilidade. Essa é a abordagem corriqueira que cidadãos e cidadãs das periferias soteropolitanas e baianas sofrem no seu cotidiano. Diante deste contexto, exigimos que o Governo da Bahia cumpra o que foi prometido durante a campanha eleitoral: o uso de câmeras no fardamento dos agentes da Polícia Militar da Bahia.
Embora tenhamos um governo democrático na Bahia, ainda tem se mantido uma polícia que viola diuturnamente os direitos humanos da população negra, sem que haja nenhuma ação investigativa e punitiva para coibir as violações e o genocídio. É preciso instaurar um modelo de política de segurança pública que reduza as desigualdades históricas, com participação social e enfrentamento as violências cometidas pelo braço armado do estado, começando pela instalação urgente das câmeras nas viaturas e no fardamento dos policiais.
コメント