Coordenadora do Projeto Mulheres Negras: Ocupando o Mundo do Trabalho é destaque no jornal A Tarde em intercâmbio internacional
- Coletiva Mahin
- 20 de dez. de 2025
- 1 min de leitura

A Coletiva Mahin celebra o destaque da Coordenadora Territorial do Projeto de Formação Mulheres Negras: Ocupando o Mundo do Trabalho e Outros Lugares, Mirella Novaes, em matéria publicada pelo jornal A Tarde. A reportagem aborda o intercâmbio de estudantes das universidades estaduais da Bahia por meio de programas de cooperação com instituições internacionais, evidenciando o alcance e a relevância dessas experiências formativas.
Mirella Novaes é filha do Terreiro do Cobre, aluna do Mestrado Profissional em Educação e Diversidade, no campus de Conceição do Coité da UNEB, e atualmente participa de um intercâmbio acadêmico na Universidade de Cambridge, no Reino Unido. Na matéria, ela destaca a importância de pensar a educação antirracista em perspectiva transnacional: “É uma oportunidade ímpar de pensar a educação antirracista por diversos ângulos e isso vai impactar diretamente na nossa pesquisa”.
A trajetória de Mirella dialoga diretamente com os princípios e objetivos do Projeto de Formação Mulheres Negras: Ocupando o Mundo do Trabalho e Outros Lugares, que tem como propósito ampliar as possibilidades de inserção, permanência e ascensão de mulheres negras no mundo do trabalho e no campo da educação.
Nosso projeto aposta na construção de um espaço de formação crítica e emancipatória, onde o reconhecimento de si como sujeito e a valorização dos saberes produzidos e compartilhados coletivamente sejam base para a construção de novas perspectivas de futuro.
O destaque de Mirella Novaes reafirma a potência do projeto, a importância do investimento em políticas de formação para mulheres negras e o impacto que essas iniciativas têm na produção de conhecimento, na internacionalização das universidades públicas e na construção de uma educação comprometida com a justiça social e racial.








Comentários