top of page
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
BG_site_2.png
Buscar

Instituto Luiszas integra comissão organizadora da 5ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres

  • Foto do escritor: Coletiva Mahin
    Coletiva Mahin
  • 23 de jul. de 2025
  • 2 min de leitura

Sete entidades da sociedade civil, incluindo o Instituto Luiszas (Coletiva Mahin - Organização de Mulheres Negras para os Direitos Humanos), integram a comissão organizadora da 5ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres (5ª CMPM), que será realizada nos dias 23 e 24 de julho, em Salvador. O evento tem como objetivo debater, formular e fortalecer políticas públicas voltadas às mulheres, pautadas nos princípios da interseccionalidade, equidade e representatividade.


A presença do Instituto, representado por Lindinalva Barbosa, reafirma o compromisso da entidade com a promoção da equidade de gênero, a valorização da mulher em todos os segmentos, a defesa de políticas públicas que garantam uma sociedade mais justa, igualitária e democrática.


Também colaboram na organização da conferência, o Grupo Beneficente e Recreativo da Rua Sete de Abril e Adjacências, o Instituto Movimento Raízes, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (Sinjorba), o Coletivo de Mulheres Políticas Públicas e Sociedade (Coletivo MUPPS), o Instituto Mulheres Notáveis e o Instituto Mulheres em Ação.


Comissão organizadora da 5ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres
Comissão organizadora da 5ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres

Com o tema 'Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas', a conferência reunirá 300 mulheres de diferentes segmentos sociais`, no Espaço Cultural Raul Chaves, da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no bairro da Graça. O encontro busca consolidar avanços, impedir retrocessos e garantir a construção coletiva de ações efetivas para a promoção dos direitos das mulheres.


Durante dois dias, as participantes devem identificar múltiplos desafios enfrentados pelas mulheres em sua diversidade — mulheres negras, indígenas, periféricas, com deficiência, lésbicas, bissexuais, trans, quilombolas, do campo, da cidade, das águas e das florestas. A partir daí, propor ações concretas que possam transformar a realidade delas.


Tânia Palma durante a abertura do conferência
Tânia Palma durante a abertura do conferência

A solenidade de abertura será realizada na manhã da quarta-feira (23), com apresentação musical da artista Graça Onasilè, seguida da conferência magna proferida pela socióloga e professora Vilma Reis e a advogada e professora de Direito Criminalista, Daniela Portugal, duas referências na luta pelos direitos humanos e igualdade de gênero. A secretária municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude e presidente da 5ª CMPM, Fernanda Silva Lordelo, será responsável pela condução dos trabalhos da mesa de abertura.


O evento será encerrado na tarde de quinta (24), com a realização da plenária final, onde serão deliberadas as propostas e escolhidas as delegadas que representarão Salvador na 5ª Conferência Territorial de Políticas para as Mulheres.

 
 
 

Comentários


Entre 
em 
contato

Você também pode entrar em contato pelo formulário:

RECEBA NOSSOS COMUNICADOS

Email enviado com sucesso.

bottom of page