NOTA DE SOLIDARIEDADE À COMPANHEIRA ANNEMONE SANTOS
- Coletiva Mahin
- 9 de jul.
- 1 min de leitura
A Coletiva Mahin – Organização de Mulheres Negras pelos Direitos Humanos vem a público expressar total solidariedade à companheira Annemone Santos, mulher negra, catadora, defensora dos direitos humanos, liderança do Movimento Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (MNCR). Ela foi vítima de uma tentativa de assassinato na noite da última terça-feira (1º), no entorno da sede da Confederação CataBahia, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, espaço que ela preside e fortalece com sua luta cotidiana.

O ataque foi covarde, brutal e não deixa dúvidas: tentaram silenciar uma mulher negra, catadora, defensora dos direitos humanos e da vida digna para a classe trabalhadora. Annemone também coordena, em Salvador, o programa federal Conexão Cidadã, uma iniciativa que busca organizar e fortalecer os catadores e catadoras da cidade. Sua atuação é parte de um processo coletivo e nacional de luta por dignidade, reconhecimento e direitos para quem vive do trabalho com recicláveis.
Annemone é nossa irmã de luta. É a força viva do povo organizado que constrói, com as mãos, com os corpos e as mentes, um futuro mais justo e igualitário. Atentar contra sua vida é atentar contra todas nós. Por isso, dizemos com firmeza: não aceitaremos caladas esse ataque!
Exigimos apuração rigorosa, proteção imediata à companheira e responsabilização dos envolvidos. Reafirmamos que nenhuma mulher negra será deixada para trás. Seguiremos unidas em mobilização e em denúncia, até que a justiça seja feita!
Comentários